Sustentabilidade: entenda a importância de descartar a bateria em local apropriado

//Sustentabilidade: entenda a importância de descartar a bateria em local apropriado

Sustentabilidade: entenda a importância de descartar a bateria em local apropriado

Não é novidade para ninguém que a queima de combustíveis fósseis é principal responsável pela poluição lançada na atmosfera. Além das indústrias, o alto número de veículos nos grandes centros contribui maciçamente para o aumento da poluição.

Embora o gás carbônico seja protagonista do aquecimento global, a poluição terrestre também é responsável direta pela degradação do meio ambiente e, por isso, entender a importância de descartar sua bateria automotiva em lugares apropriados é fundamental.

Composto basicamente por chumbo, ácido sulfúrico e demais materiais poluentes, esse tipo de bateria em contato com a natureza pode ter como consequência uma série de contaminações graves. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Por que reciclar bateria automotiva?

Como destacamos no início do texto, os compostos químicos que fazem parte da estrutura das baterias automotivas são extremamente nocivos à saúde humana. Em linhas gerais, a contaminação do solo por este material pode comprometer o lençol freático da região e, consequentemente, ter contato com a cadeia alimentar da população.

Altos níveis de chumbo no organismo estão normalmente atrelados a problemas do sistema nervoso central, mas também podem causar patologias do sistema circulatório, do trato respiratório, comprometer a saúde dos ossos e muito mais. Nas crianças, esse componente tóxico pode se desenvolver em níveis mais preocupantes, uma vez que o organismo infantil está mais suscetível aos malefícios do chumbo e do ácido sulfúrico, por exemplo.

Além da questão ambiental e dos impactos à saúde humana, a reciclagem da bateria é uma atividade extremamente valiosa para a indústria automotiva. Os componentes químicos não perdem suas propriedades após reciclagem adequada e, portanto, são totalmente reutilizados. Nesse sentido, é possível utilizá-la como moeda de troca para um equipamento novo, uma vez que pode gerar descontos ou até mesmo ser monetizada.

Onde descartar a bateria automotiva?

Atualmente é muito comum que os fabricantes e representantes do comércio de baterias automotivas não aceitem realizar novas vendas sem receber em troca o material utilizado. Sendo assim, sempre que for realizar a troca, a bateria usada deve ser deixada na loja responsável pelo serviço que, por sua vez, dará a destinação correta para o produto. Ou seja, encaminhará para o centro de reciclagem mais próximo.

Concluindo, os problemas ambientais que acontecem atualmente e que podem atingir patamares mais elevados no futuro passam diretamente pelas ações que tomamos hoje. Nesse sentido, é fundamental que cada um exerça o seu papel de cidadão e passe a descartar a bateria em local apropriado. Além de preservar a natureza e contribuir com a qualidade de vida dos moradores da sua comunidade, esse cuidado pode gerar uma excelente economia na hora de adquirir um novo produto.

Nós da Baterias Cargo prezamos pelas políticas de sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente. Por isso, caso tenha alguma dúvida sobre os processos de reciclagem de bateria ou aquisição de um novo produto, não deixe de entrar em contato conosco. Ainda, caso esse conteúdo tenha sido útil, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem por dentro do assunto.

2019-04-23T11:52:47+00:00abril 23rd, 2019|carro|