Confira os cuidados que um caminhoneiro deve ter ao dirigir longos percursos.

//Confira os cuidados que um caminhoneiro deve ter ao dirigir longos percursos.

Confira os cuidados que um caminhoneiro deve ter ao dirigir longos percursos.

A profissão de motorista pode ser apaixonante para muitas pessoas, em especial os caminhoneiros que levam o desenvolvimento para todos os cantos do país. O sonho de conhecer novos lugares, culturas e costumes é um atrativo importante e com grande peso para a tomada de decisão. Embora seja uma proposta tentadora, dirigir longos percursos exige certos cuidados.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda qual a realidade real vivida por quem passa a maior parte da vida nas estradas. Além disso, mostraremos como escolher o caminhão certo e quais os cuidados devem ser tomados em relação à segurança. Confira!

Qual a importância de um bom veículo?

Escolher o carro ideal é uma tarefa muito difícil, pois envolve diversas variáveis como objetivos, estilo de vida e outros. Entretanto, para um caminhoneiro o desafio é ainda maior, afinal, trata-se de um instrumento de trabalho no qual cairá na estrada por centenas (e até milhares de quilômetros). Nesse contexto, é importante pensar nos desgastes das peças do motor, nos itens de segurança e outros setores que podem influenciar na vida útil do caminhão.

Outro ponto fundamental é pensar no tipo de carga que será transportado. Vale lembrar que aqui estamos falando de uma atividade profissional e remunerada. Portanto, uma escolha errada nesse contexto pode inviabilizar e tornar esse negócio insustentável. Ainda, por se tratar de um bem de alto valor, é preciso pensar no planejamento financeiro como prioridade, ou seja, definir o orçamento, escolher as formas de pagamento e prever os possíveis gastos com manutenção.

Quais cuidados um caminhoneiro deve ter ao dirigir longos percursos?

Ficar horas a fio na estrada pode ser uma atividade solitária e muito estressante. Por conta disso, é fundamental seguir alguns cuidados para dirimir a ocorrência de problemas diversos bem como preservar a segurança do condutor, da carga e demais viajantes. Confira, a seguir, quais aspectos devem ser levados em consideração antes de partir Brasil adentro.

Planeje sua viagem

Apesar de parecer óbvio, muitos caminhoneiros negligenciam o planejamento da rota que utilizarão entre o carregamento e o destino final da carga. Esse ato impensado pode gerar uma sequência de prejuízos e riscos ao condutor que vão desde a perda de tempo e dinheiro à consequências mais graves. Enquanto o atraso causa impacto no recebimento de outros fretes, a correria para compensar o tempo pode gerar acidentes fatais.

Faça refeições regulares

A alimentação é um ponto muito importante para a saúde e rotina dos caminhoneiros que estão na estrada há muito tempo. Uma alimentação desequilibrada, por exemplo, pode provocar sono ao volante e indisposto para encarar as horas de trabalho dessa profissão. Além disso, fazer refeições inadequadas em conjunto com o sedentarismo pode levar a doenças graves como diabete e distúrbios no sistema cardiovascular.

Faça um checklist do veículo

Antes de começar uma viagem, é fundamental realizar uma revisão completa no caminhão. Algumas peças e itens de segurança precisam ser observados mais de perto, tendo sempre por objetivo uma viagem tranquila. Sendo assim, para dirigir longos percursos é indispensável estar ligado:

  • ao sistema de freios e suspensão;
  • na pressão dos pneus;
  • nas condições da bateria e demais partes elétricas;
  • no nível do óleo;
  • e, por fim, na amarração da carga bem como todos os itens de lonação (fitas, cordas, lonas, lacres, altura máxima permitida, etc).

Concluindo, dirigir longos percursos pode ser prazeroso para muitos condutores. Porém, não basta apenas estar atendo às condições do veículo. Para ter um trajeto tranquilo e uma viagem segura é fundamental adotar posturas adequadas, respeitar o código de trânsito e ter consciência da responsabilidade em relação à carga e as vidas nas estradas e rodovias brasileiras.

Gostou deste conteúdo? Caso tenha restado qualquer dúvida, não deixe de compartilhar o seu comentário logo abaixo e continuar essa conversa. Até a próxima!

2019-06-19T11:19:51+00:00junho 19th, 2019|dicas|