Baterias free: entenda mais sobre esse produto livre de manutenção

//Baterias free: entenda mais sobre esse produto livre de manutenção

Baterias free: entenda mais sobre esse produto livre de manutenção

A bateria automotiva é um dos acessórios mais importantes de um veículo, afinal, sem este equipamento eles não podem funcionar. A eletricidade é componente indispensável para que o motor entre em funcionamento. Por conta disso, no mercado brasileiro existe uma série de modelos, incluindo as baterias free.

No geral, todas as baterias são compostas por placas de chumbo mergulhadas em uma solução de ácido sulfúrico. A mistura desses elementos provoca uma reação química, transformando-a em energia elétrica utilizada para alimentar os componentes do veículo. Mas, o que são baterias free e quais suas principais diferenças entre os demais modelos?

Respondemos essas e outras questões sobre o assunto logo a seguir. Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que são baterias free?

As baterias livres de manutenção são, de modo genérico, compostas pelos mesmos componentes que todas as demais. No entanto, os modelos convencionais não contam com a adição de cálcio junto ao chumbo. Essa mistura química auxilia a manutenção da água da bateria a permanecer praticamente inalterada. Enquanto isso, nos modelos que não contam com este tipo de produto, a verificação é indicada a cada 3 meses de uso.

Para que serve as soluções para bateria?

Embora a maioria dos equipamentos fabricados atualmente chegue ao consumidor final totalmente selada, alguns produtos precisam ser verificados periodicamente para que a água não seque por completo. Entretanto, a comercialização do produto não é mais realizada, uma vez que apenas as empresas e lojas especializadas são credenciadas para realizar a manutenção do equipamento.

Composta por água destilada e ácido sulfúrico, essa solução aquosa permite que o funcionamento dos componentes da bateria aconteçam de maneira mais eficiente, prolongando a vida útil do equipamento. Vale lembrar que o não acompanhamento pode acarretar no desgaste completo, inutilizando a bateria e, portanto, sendo necessária a sua substituição.

Concluindo, nem todas as baterias free precisam ser seladas. Na verdade, esse tipo de bateria está diretamente relacionado com os materiais empregados na fabricação do produto. Portanto, chamamos de bateria livre de manutenção toda aquela que é produzida a partir de materiais químicos que permitem pouca liberação dos gases presentes no interior do equipamento. Dessa forma, esse modelo não precisa necessariamente ser selado.

E então, leitor. O que achou das informações que apresentamos neste texto? A bateria é de fundamental importância para o funcionamento do seu veículo, por isso, não deixe de observar sua fixação, mantenha os terminais sempre limpos e faça todas as manutenções regularmente. Para isso, conte com nossa equipe de profissionais. Clique aqui e conheça nossas lojas.

2019-05-09T18:54:35+00:00maio 9th, 2019|dicas|