Desvalorização veicular: 4 dicas para ter seu carro bem cuidado

//Desvalorização veicular: 4 dicas para ter seu carro bem cuidado

Desvalorização veicular: 4 dicas para ter seu carro bem cuidado

Antes visto como um símbolo de status, os automóveis passaram a ser extremamente úteis na vida de milhões de pessoas. Contudo, adquirir um automóvel sempre exigiu muito esforço e disciplina financeira, afinal, se trata de um bem de alto valor. Por isso, manter o carro bem cuidado é extremamente necessário para prolongar seu tempo de vida útil e diminuir os impactos causados por sua desvalorização.

O mercado de revenda sempre foi rígido e bastante exigente na hora de avaliar os seminovos. Sendo assim, levar em consideração o estado de conservação é um dos aspectos primordiais para fechar bons negócios. Portanto, se você deseja vender ou trocar o seu carro, está no lugar certo! Vamos apresentar algumas dicas para ajudá-lo a preservar seu veículo de forma irrepreensível. Confira!

1. Tenha cuidado com a lataria

O trânsito nas cidades grandes está cada vez mais saturado e encontrar vagas para estacionar já não é uma tarefa fácil. Disputar espaço com pedestres, ciclistas e até mesmo outros motoristas são uma das principais causas responsáveis pelos temíveis “amassadinhos”. Além de danificar a estrutura, pequenas ocorrências como essa prejudicam a pintura e contribuem para a queda do preço.

Não tão raro, muitos condutores ignoram esses incidentes e acabam por acumular pequenos arranhões e amassados, oferecendo um grande trabalho para funileiros e pintores automotivos. Dependendo do grau do comprometimento da colisão, o veículo pode passar uma péssima impressão e interferir em uma futura negociação ou deixando o processo de restauração mais caro e demorado.

2. Proteja seu veículo das manchas

A falta de lugares apropriados para estacionar pode levar a outra dor de cabeça para os proprietários de veículos: as manchas. Parar o veículo frequentemente sob o sol forte pode danificar a pintura, deixando-a com um aspecto de “queimada”.

Por outro lado, deixá-lo debaixo de árvores pode ser um risco ainda maior, pois as quedas de galhos e as fezes de animais dificultam o processo para manter o carro bem cuidado. Além disso, goteiras, conteúdos abrasivos como tíner, óleos e combustíveis podem agravar esse tipo de problema.

3. Conserve o estofamento do seu carro

A parte interna do veículo merece atenção redobrada nos cuidados, afinal representa conforto e segurança para os ocupantes. Os bancos, por exemplo, podem acumular sujeiras e se desgastar com facilidade ao longo do tempo. Além de provocar mau cheiro, a falta de cuidados pode culminar no aparecimento de manchas no estofado e a consequente deterioração do mesmo.

Para evitar este problema é ideal que sejam feitas limpezas frequentes no estofamento utilizando sempre produtos apropriados. Nesse sentido, passar o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana pode ajudar a manter os bancos limpos, evitar o surgimento de manchas, o desgaste do estofamento e até mesmo preservar as costuras e demais acessórios.

4. Mantenha as revisões em dia

A vida útil dos automóveis depende de uma série de fatores e fazer as revisões regulares é, sem dúvida, o mais importante. Ter esse cuidado permite aos condutores economizar uma quantia considerável, evitar muitas dores de cabeça e até mesmo valorizar o seu veículo durante uma futura negociação. Ainda, vale destacar que fazer todas as revisões programadas contribuem para um trânsito mais seguro.

Nesse momento é indispensável fazer revisões preventivas antes mesmo de notar o surgimento de algum problema. Contudo, uma boa dica é procurar um mecânico ou oficina de confiança para revisar seu veículo pelo menos a cada 10 mil quilômetros rodados. Lembrando que devem ser levadas em consideração as condições normais em que o veículo foi utilizado. Em caso de ocorrências, essa visita pode ser antecipada sem prazo determinado.

O que achou do nosso conteúdo? Gostou de saber sobre os principais aspectos que tornam seu carro bem cuidado? Então, continue acompanhando essa e outras dicas do setor automotivo. Siga-nos em nossas redes sociais e veja de perto tudo que compartilhamos por aqui.

2019-03-22T15:21:49+00:00março 22nd, 2019|dicas|